DENGUE

15/04/2010 16:45

DENGUE

A DENGUE É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNDO, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), ENTRE 50 A 100 MILHÕES DE PESSOAS SE INFECTAM ANUALMENTE EM MAIS DE 100 PAÍSES, COM EXCEÇÃO DA EUROPA. A DOENÇA É TRANSMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, QUE SE DESENVOLVE EM ÁREAS TROPICAIS E SUBTROPICAIS E SE REPRODUZ EM ÁGUAS PARADAS.

EXISTEM DOIS TIPOS: DENGUE CLÁSSICA E HEMORRÁGICA SENDO QUE OS SINTOMAS SE MANIFESTAM A PARTIR DO TERCEIRO DIA APÓS A PICADA E A MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA CHAMA – SE PERÍODO DE INCUBAÇÃO.

SINTOMA DENGUE CLÁSSICA;

FEBRE ALTA COM INÍCIO SÚBITO. FORTE DOR DE CABEÇA. DOR ATRÁS DOS OLHOS. PERDA DE PALADAR E APETITE. MANCHAS E ERUPÇÕES NA PELE SEMELHANTES AO SARAMPO, PRINCIPALMENTE NO TÓRAX E MEMBROS SUPERIORES. NÁUSEAS E VÔMITOS. TONTURA. EXTREMO CANSAÇO. DORES NOS OSSOS E ARTICULAÇÕES.

SINTOMA DENGUE HEMORRÁGICA;

SÃO OS MESMOS QUE A DENGUE COMUM, A DIFERENÇA É QUE APÓS A FEBRE COMEÇAM A SURGIR SINTOMAS COMO DORES ABDOMINAIS; VÔMITOS PERSISTENTES; PELE PÁLIDA, FRIA E ÚMIDA; SANGRAMENTO PELO NARIZ, BOCA E GENGIVAS; MANCHAS VERMELHAS NA PELE; SONOLÊNCIA, AGITAÇÃO E CONFUSÃO MENTAL; SEDE EXCESSIVA E BOCA SECA; PULSO RÁPIDO E FRACO; DIFICULDADE RESPIRATÓRIA; PERDA DE CONSCIÊNCIA.

TRATAMENTO;

O TRATAMENTO É PARA O ALÍVIO DOS SINTOMAS, A PESSOA DEVE MANTER EM REPOUSO, BEBER MUITO LÍQUIDO E SÓ USAR MEDICAMENTOS PRESCRITOS PARA ALIVIAR AS DORES E FEBRE.

PREVENÇÃO;

AS MEDIDAS DE COMBATE EXIGEM A PARTICIPAÇÃO E A MOBILIZAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE, A PARTIR DA ADOÇÃO DE MEDIDAS SIMPLES, COMO NÃO DEIXAR ÁGUA SE ACUMULAR EM QUALQUER TIPO DE RECIPIENTE. CASO CONTRÁRIO, AS AÇÕES ISOLADAS PODERÃO SER INSUFICIENTES PARA ACABAR COM OS FOCOS DA DOENÇA.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode